Ambição

Qual é a sua ambição?

Esta é a pergunta que mais me custa responder nas entrevistas de emprego.

Eu, acima de tudo, sou uma pessoa simples, contento-me com pouco e tudo me faz feliz. Logo, não é preciso muito para me sentir realizada profissionalmente. Só preciso de ter trabalho, conseguir fazê-lo em condições e ter alguém que o reconheça.

Quando respondi “Não tenho grandes ambições” e me apercebi da cara que a entrevistadora fez, senti logo que tinha dito asneira da grande. E fiquei tão atrapalhada, que até me esqueci de explicar. Por outra, expliquei-me, mas de uma forma primitiva, que em nada me ajudou.

O facto de não ambicionar lugares de poder faz de mim má profissional? O não ambicionar ganhar milhares de euros faz de mim uma profissional medíocre? Ao contentar-me “apenas” em fazer muito bem o meu trabalho estou a prejudicar a empresa? Em que medida é que a minha falta de ambição põe em causa o meu desempenho?

Não ambiciono ser Directora, Chefe de Equipa ou Gestora do que quer que seja. Fico feliz quando dou o meu melhor e sei que, com isso, a empresa ou cliente para o qual trabalho cresce e consegue bons resultados.

Gosto de cumprir os meus objectivos e sei que sou boa nisso. Se o faço sendo Assistente, porque não continuar?

No entanto,  e se algum dia surgir a oportunidade de avançar na carreira, é óbvio que não recuso. Mas fiquem descansados aqueles que vêem em mim uma ameaça ao  próprio crescimento.

A minha ambição é só uma: conseguir fazer bem, mas muito bem, o trabalho que me designam e dar tudo por tudo pelo meu empregador e por quem represento. Seja Assistente, Júnior ou Directora. Estando numa pequena empresa ou num colosso!

Senhores entrevistadores, lembrem-se que ainda existem pessoas simples que não querem ser donos do mundo. Não digo que ter ambição seja uma coisa má, muito pelo contrário. Apenas digo que posso ser ambiciosa numa escala mais pequena. Com simplicidade e honestidade profissional.

Definição de Ambição:

1. Desejo veemente de riqueza, honra ou glórias

2. Expectativa em relação ao futuro, aspiração

3. Cobiça, ganância, sede


Ambição

Deixe uma Resposta

